Mudanças tecnológicas nas práticas pedagógicas
É muito comum confundirmos informação com conhecimento. Isso é um equivoco pois um é diferente do outro. Informação é tudo aquilo transmitido não só por professores, mas por toda a mídia em geral. Já o conhecimento é a reinterpretação da informação recebida, ou seja, a informação só vira conhecimento se for reconstruído. É de extrema importância que o professor saiba não só diferenciar um do outro, mas principalmente perceber a relação entre eles. É preciso que as informações sejam trabalhadas juntamente com os alunos para que eles saibam comparar, diferenciar, saber estabelecer relações, experimentar, além de atribuir significados a informação recebida.
As atividades que privilegiam a autoria dos alunos traz uma maior significação das informações passadas pelo professor. Essas atividades possibilitam uma interpretação e uma reorganização das idéias transformando as informações em conhecimento. Algumas ferramentas podem auxiliar esse processo de ressignificação do aluno. A autora Maria Elizabette em seu texto educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas nos mostra diversas maneiras de usarmos essas ferramentas como suporte para o processo de ensino aprendizagem. Entre elas estão o fórum de discussão, o portfólio e chat (bate- papo). Usando essas ferramentas de forma a integrar os saberes entre professor e alunos temos a possibilidade de construir coletivamente conhecimentos.
Percebemos a urgente necessidade de mudança nas práticas pedagógicas para melhor contribuição no processo de aprendizagem do aluno. As ferramentas tecnológicas são importantes nesse processo. A nova geração tem acesso ilimitado à diversas informações trazidas pela mídia. É preciso que o professor tenha conhecimento dessas ferramentas e saiba como utilizá-las, atuando como mediador nesse processo de transformação da informação em conhecimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PRADO, Maria E. B. Brito. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. S/D. acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm
As atividades que privilegiam a autoria dos alunos traz uma maior significação das informações passadas pelo professor. Essas atividades possibilitam uma interpretação e uma reorganização das idéias transformando as informações em conhecimento. Algumas ferramentas podem auxiliar esse processo de ressignificação do aluno. A autora Maria Elizabette em seu texto educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas nos mostra diversas maneiras de usarmos essas ferramentas como suporte para o processo de ensino aprendizagem. Entre elas estão o fórum de discussão, o portfólio e chat (bate- papo). Usando essas ferramentas de forma a integrar os saberes entre professor e alunos temos a possibilidade de construir coletivamente conhecimentos.
Percebemos a urgente necessidade de mudança nas práticas pedagógicas para melhor contribuição no processo de aprendizagem do aluno. As ferramentas tecnológicas são importantes nesse processo. A nova geração tem acesso ilimitado à diversas informações trazidas pela mídia. É preciso que o professor tenha conhecimento dessas ferramentas e saiba como utilizá-las, atuando como mediador nesse processo de transformação da informação em conhecimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PRADO, Maria E. B. Brito. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. S/D. acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm
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